sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PILATES

Pilates é o último nome de Joseph Hubertus Pilates, criador de um método de condicionamento físico extremamente benéfico. O método utiliza princípios específicos para promover o equilíbrio entre corpo e mente, desenvolvendo corpos fortes, alongados e flexíveis.
O objetivo maior do método Pilates é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão dos seus corpos.

Deste modo, todos poderão usá-los de forma mais eficiente, aprimorando sua performance nas atividades de vida diária e profissional.
O resultado: melhoria da qualidade de vida."Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sob o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade - Saúde e Felicidade." Pilates, 1934. O sistema criado por Joseph Pilates tem diversas influências, dentre elas a Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas.
Os seis princípios do método são: concentração, consciência, controle, "centramento", respiração e movimento fluido. É indicado para qualquer pessoa, de qualquer idade, interessada em melhorar seu condicionamento físico. O método oferece um programa de exercícios que restaura o corpo, melhora a postura, tira dores musculares, previne contra lesões, aumenta a disposição e fortalece os músculos além de proporcionar um enorme bem-estar físico e mental. "Pilates", o percursor O alemão Joseph Pilates passou a infância e parte da juventude lutando contra sua saúde frágil. Para superar esse problema criou o seu próprio programa de exercícios, transformando-se num atleta, praticante de várias modalidades esportivas como: ginástica, mergulho, boxe, entre outras. Sua idéia era trabalhar a resistência de músculos específicos, sem comprometer outras partes do corpo. Em 1926, o "método de condicionamento físico integral" foi levado por ele para Nova York, onde abriu o primeiro "The Pilates Studio". Desde então, sua técnica foi sendo aperfeiçoada e ganhou o mundo. O número de institutos vem aumentando; só nos Estados Unidos passou de cinco para cerca de 600. Esse crescimento pode ser explicado pelos benefícios que o método Joseph Pilates oferece: alívio das dores e estresse, define, alonga e fortalece a musculatura, corrige a postura, promove o controle corporal e o condicionamento físico e mental. A ginástica de Pilates, que poderia ser comparada com ginástica postural e Rolfing, é feita através de máquinas, ou aparelhos, que usa como principal instrumento a resistência, fortalecendo principalmente o centro do corpo e, conseqüentemente, a coluna. Principais benefícios: Treina corpo e mente; Desenvolve força muscular; Melhora a capacidade cardio vascular; Revitaliza; Alivia o stress; Melhora a mobilidade articular; Mantém a mente alerta; Melhora o desempenho sexual; Atividade de baixo impacto;

Resultados rápidos; Melhora a coordenação. A técnica pode ser definida como um programa de condicionamento físico e mental, no qual o praticante, com auxílio de aparelhos, exercita a força, a flexibilidade e a resistência. O método usa a malhação consciente para chegar a um corpo flexível e saudável, onde a mente tem total domínio sobre os músculos e os exercícios, que em vez de esgotamento aumentam a disposição e o vigor. A técnica pode ser flexibilizada, atendendo às necessidades específicas de pessoas diferentes e pode ser praticada por crianças, adolescentes, homens, mulheres, atletas e sedentários. É tida como excelente no tratamento de alterações da coluna, síndrome miofascial (doença conhecida por músculo contraído) e na Lesão por Esforço repetitivo (LER).Com a proximidade do verão, onde os corpos ficam à mostra, esculpir a musculatura sem esforço torna-se bastante atrativo para aqueles com o peso acima da média ou mesmo aqueles que se assumem sedentários. Salve Pilates! A maioria das pessoas percebe mudanças em poucas semanas.

O método consegue afetar e beneficiar o corpo em muitos níveis: melhora a capacidade cardiovascular respiratória; oferece um condicionamento físico e mental; alivia os problemas relacionados ao stress, diminuindo tensão e fadiga; melhora o desempenho sexual; propicia um corpo harmônico; seu corpo torna-se mais firme e flexível, com uma força maior; melhora a força e elasticidade muscular e mobilidade articular; melhora a postura eliminando maus hábitos, levando ao correto alinhamento corporal; fortalece a musculatura abdominal; desenvolve os músculos que suportam a coluna eliminando dores crônicas; revitaliza; dá leveza; mantém a mente alerta; melhora o estado geral de saúde; otimiza o desempenho desportivo; promove uma condição segura para uma melhora no estilo de vida e da auto-estima; alterações dos músculos com os exercícios de Pilates; melhora as funções neuro musculares; aumenta a capacidade metabólica contrátil; aumenta a força muscular. alterações da composição corporal: ossos (aumento da densidade óssea); músculos (aumento do seu volume) sem exagero; gordura (diminui % de gordura).

Marque uma aula experimental,estou esperando por você.
bjos,bjos!!
Renata Fontany

Nenhum comentário:

Postar um comentário